• Voltar a página principal
  • Contribua com o Patriota Brasileiro
  • Receba atualizações dos comentários via RSS
  • Simulador portuário criado no Brasil começa a ser exportado

    30 de mar. de 2011
    Os simuladores funcionam com uma réplica da cabine com todos os comandos ativos integrados a um sistema de visualização em caverna digital. [Imagem: Coppe]

    Caverna digital
    A empresa Virtualy, da Incubadora de empresas da Coppe, acaba de inaugurar o primeiro Centro de Simulação de Guindastes Portuários e Offshore do país, com tecnologia 100% nacional.

    Equipado com dois simuladores com projeção em caverna digital e duas estações de mesa para operação a partir de monitores interligados, o Centro funcionará como ambiente de treinamento para operações em guindastes de bordo, portainer, ponte rolante e caminhões.


    A tecnologia do Centro foi desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe e já está sendo utilizada para treinamentos em portos italianos.

    Por meio de um convênio entre a Coppe e a Universidade de Genova, na Itália, a Virtualy comercializou um simulador de portainer que opera no Porto de Cagliari, na Sardenha, e um simulador de caminhão de operações portuárias para treinamento, no Porto de Gênova.

    Simulador portuário
    Os simuladores funcionam a partir de uma réplica da cabine com todos os comandos ativos integrados a um sistema de visualização avançado. O cenário virtual em 3-D, que pode ser projetado em uma caverna digital ou em monitores interligados, simula sons e condições meteorológicas em tempo real.

    Os cenários são reproduções do ambiente de portos brasileiros, entre eles o porto de Santos e do Rio de Janeiro, e o Portocel, no Espírito Santo.

    A técnica pode ser adaptada para a construção de simuladores que possam atender a demandas de outros setores, como construção civil, mineração e aviação.

    Manipulação de cargas
    O pesquisador da Coppe e sócio da Virtualy, Gerson Cunha, explica que os simuladores proporcionam situações que podem ser vivenciadas durante o exercício da função, como procedimentos padrões de manipulação da carga, abastecimento e descarga de navios, e condicionamento em situações de emergência e situações adversas de clima, entre outros.

    Segundo Gerson, o equipamento foi desenvolvido levando em conta até mesmo as propriedades mecânicas e elásticas do material a ser manipulado.

    "Construímos uma forma de reproduzir o cenário real dos profissionais que atuam no ambiente portuário e offshore, o que é muito importante para a capacitação de pessoas. Agora temos condições de garantir segurança e agilidade nas operações, reduzir custos e aumentar a produção, já que os treinamentos não precisam mais ser feitos no próprio equipamento ou, em alguns casos, até mesmo fora do Brasil, como ocorre atualmente", explica o pesquisador da Coppe.

    Treinamento
    O diretor comercial da Sampling Planejamento, Ivan Pereira, destaca a importância do Centro no treinamento e na qualificação de profissionais para a operação de guindastes. Segundo Ivan, a Sampling capacita, por mês, entre 1.500 e 1.800 técnicos para operar, com segurança, equipamentos no ambiente offshore.

    "Até o momento, todo o treinamento é oferecido no próprio local de operação, o que demanda mais tempo e é bastante oneroso. A partir de janeiro de 2011, nossos treinamentos passarão a ser realizados no Centro de Simulação da Virtualy", afirma o diretor comercial da Sampling, primeira empresa a contar com as inovações do Centro.

    O Órgão do Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela gestão de profissionais e técnicos do setor portuário que atuam nos portos de Sepetiba, Niterói, Forno e Rio de Janeiro, também pretende utilizar as técnicas do Centro para capacitação de profissionais.

    Segundo o encarregado do setor de treinamentos do OGMO-RJ, Sérgio Oliveira de Araújo, a empresa treinará no Centro futuros operadores de guindastes. "A parte inicial do treinamento será no Centro e, posteriormente, as aulas práticas serão oferecidas nos cais dos portos", explica.

    Fonte: Inovação Tecnológica

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO:

    O blog Patriota Brasileiro quer saber sua opinião nos artigos postados, mas pedimos que por favor:
    - NÃO POST EM CAIXA ALTA (Com o Caps Lock ligado), por que passa a impressão de que você está gritando.
    - Não post nenhum tipo de propaganda, spam ou coisas do tipo nos comentários.
    - Comentários ofensivos, discriminatórios não serão tolerados.
    - Apenas usuários registrados (inclui OpenID) podem comentar.

    Os comentários são livres, não existe moderação prévia para serem postados, porém qualquer post nas condições citadas acima será deletado.
    Use o blog como uma ferramenta de ensino, um local aonde você pode aprender e ensinar, sempre respeitando a opinião dos demais.

    É importante deixar claro, que o conteúdo dos comentários não reflete a opinião da Administração do blog.
    Somos completamente imparciais, apenas nos limitamos a postar o artigo e policiar os comentários, para evitar excessos por parte dos usuários.

    Caso queira contribuir com artigos: Contribua com o Patriota Brasileiro http://migre.me/49tPY
    Grato pela atenção, bom debate a todos.
    Atenciosamente: Brasileiro Patriota.